Páginas

- - - - VISITE TAMBÉM - - - -

quarta-feira, 17 de março de 2010

Iniciando...

Fred de Oliveira é...

Nascido em Campo Grande/MS, em 24 de março de 1990. Aos 5 anos foi introduzido na música pela mãe, na época foi professora do Conservatório Sul Mato Grossense. Teve aulas até os 8 anos, quando oscilava muito entre o piano (um Fritz Dobbert de armário da década de 60) e um teclado arranjador simples, um Yamaha PSR 200.

Começou a perder o interesse aos poucos, temporariamente, e isso preocupava-o. As brigas eram constantes durante as aulas e se portava como um aluno rebelde.

Por volta dos 14 anos, resolveu retornar aos estudos, com auxílio de sua mãe, novamente, mas agora um pouco mais distante. Tentou estudar técnicas de piano clássico, mas sem muito sucesso pois havia aprendido pouco conteúdo teórico.

Aos 16 anos começa a tocar na Igreja Batista Memorial, onde conhece diversos músicos e cria experiencia em tocar em grupo. Logo, executa alguns arranjos que compunha nas músicas, quando lhe restava tempo. Cresceu em meio a grandes músicos, o que também proporcionou a percepção musical ser aprimorada, e exigindo aos seus ouvidos apenas o que realmente lhe interessava. Em particular, o contato com o tecladista e pianista de jazz, Thiago Murback neste período o incentivou a procurar conteúdos de música brasileira, como César Camargo Mariano. Foi a fundo, buscando tudo o que poderia e enriquecendo seu acervo de músicas.


    Equipe atual:  Eu, Enéias Macedo, Tiago Sábio e Anderson "Tiziu"


Foi então que desenvolveu alguns pequenos estudos para aquecimento e para a mecânica baseados em Hanon, já que não conseguia ler partituras com exatidão. Tirava múscas de ouvido. Logo após interessou-se por blues, iniciando estudo na gaita blues. Tocou por um tempo, participando de alguns eventos públicos, incluindo o "point" cristão, Petra, onde teve uma passagem juntamente com o guitarrista e amigo Lucas Neves, que em várias noites tocavam juntos a pedido dos amigos reunidos na frente das casas. Curiosamente, nesta apresentação no Petra estoura uma das palhetas da gaita, uma Black Blues em dó. Fica chateado com o ocorrido e dá um tempo para o instrumento, focando sua atenção às teclas. Neste perído toca melodias mais bem arranjadas, graças ao desenvolvimento no instrumento de sopro, que lhe ajudou tanto na percepção musical como no improviso e expressão.


                      em casa no inverno, bem mais a vontade


Focando aos estudos do piano, interessou por qualidades sonoras peculiares, como dos jazzistas Thelonious Monk, Chick Correa, Duke Ellington entre outros grandes renomes do estilo. Neste mesmo espaço de tempo escuta a grande Dream Theater, pela qual cria grande interesse pelo estilo proposto. Então escuta sons similares como os trabalhos fenomenais de Jordan Rudess (tecladista Dream Theater), Jens Johansson (tecladista da Stratovarius), Derek Sherinian (tecladista e líder da Planet X), além de nos tempos vagos curtir um blues e R&B com a Glenn Kaiser (banda cristã).

Hoje na maior parte do tempo de estuda sozinho, tomando alguns conselhos com o saudoso pianista Françuá Paiva, um grande músico brasileiro e grande amigo.

2 comentários:

  1. SHUAHSUASH FICO MUITO FELIZ PQ EU LEMBRO DE VC ME FALANDO SOBRE OS BLUES, LOGO Q VC ENTROU NA FACUL... VC DEPOIS DO MEU IRMÃO FOI O CARA Q ME LEVOU PRA VIDA DO ROCK... O POUCO Q EU SEI SOBRE BANDAS, E HISTÓRIA APRENDI COM MEU MANINHO E VC... VC SABE Q EU SOU APAIXONADA POR GAITA, E LEMBRO DE QNDO DEU ZICA NO PETRA.
    E QNDO VC TOCOU NA PRAÇA E TODO MUNDO OUVIU E VC NEM LIGOU...KKK FOI DE MAIS...Q BOM Q VC ESTA FAZENDO O Q VC AMA... TORÇO POR VC...BJUS GOSTEI DO BLOG

    ResponderExcluir
  2. Obrigado querida!
    Como me lembro dos velhos tempos também! Rsrs
    obrigado pelo apoio e carinho

    bjos linda!

    ResponderExcluir

Olá! Este espaço é seu!
- Poste aqui seu comentário e sinta-se a vontade. O moderador do blog verificará o conteúdo do comentário antes de publicá-lo.
- Serão banidos os comentários que tenham conteúdo impróprio, tom agressivo ou qualquer conotação que infringir o regulamento do BLOGGER público.