Páginas

- - - - VISITE TAMBÉM - - - -

quinta-feira, 18 de março de 2010

Comentando sobre "Planet X - Universe (2000)"


Esta é a capa do CD Universe (lançado em 2000), o primeiro da banda Planet X com seus integrantes Derek Sherinian (teclados), Virgil Donati (bateria), Tony McAlpine (guitarra) e Tom Kennedy (baixista) como convidado estrelante neste álbum. O projeto da banda era para ser unicamente um trio, com Derek, Donati e o Tony, mas abriram espaço para participações, o que veio bem a calhar, na minha opinião.

É um álbum de músicas instrumentais que variam entre o jazz fusion e metal progressivo, gravado pela InsideOut Music.


A agressividade do trabalho demonstra para onde estão voltadas as atenções da equipe. Neste primeiro trabalho é sublinarmente visível como Sherinian tenta levar ao público suas intenções, querendo "amedrontar os músicos" com sua demonstração técnica.

O climax com harmonias incomuns, podemos dizer dissonantes de várias faixas remete aos seus trabalhos solos (de Derek), mas desta vez mais revisados. Os solos com os timbres característicos de seus sintetizadores ainda é bem presente. Diversifica com alguns outros timbres, mas insiste em solar com efeitos que envolvem distorções.


Ainda desconheço qual programa ele utiliza para edição de sons, não sei se utiliza o Omnisphere, da Spectrasonics, parece, pelo menos os sintetizadores de guitarras...
(Virgil Donati, Derek Sherinian e Tony McAlpine)

A rítmica está muito bacana, gostei muito, Donati faz uma ótima progressão neste albúm da banda. Este australiano está entre os melhores, sua técnica é aprazível ao estilo. Estudou jazz, toca mais propriamente o jazz fusion, o que lhe deu, sem dúvida alguma, base para suas improvisações e seu feeling de baterista de rock progressivo.

Para quem busca um trabalho que tenha certa vertigem, acha o termo quase próximo ao ideal no Universe. Como tecladista Sherinian apresenta artefatos de sobra para demonstração técnica, e volto a repetir, a agressividade é bem característica para o álbum. Caso você esteja procurando músicas instrumentais progressivas e fortes no rock e jazz fusion, achou a banda que reproduz o estilo.

fonte: http://www.xplanetx.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Este espaço é seu!
- Poste aqui seu comentário e sinta-se a vontade. O moderador do blog verificará o conteúdo do comentário antes de publicá-lo.
- Serão banidos os comentários que tenham conteúdo impróprio, tom agressivo ou qualquer conotação que infringir o regulamento do BLOGGER público.