Páginas

- - - - VISITE TAMBÉM - - - -

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Processos das minhas composições - PARTE 2

Caros amigos e colegas do Blogger! Que saudade de mexer na net!... Estou quase sem tempo, e o que está me restando utilizo para dormir, rsrsrs




Mas vamos lá...



Na última postagem “Processos das minhas composições” relatei sobre as influências psicológicas do dia a dia e a busca do felling (que seria nada mais nada menos que o “jeito”, a famosa “pegada”). Foi um bate bola meio metafísico, não foi?



Mas agora vamos mais...

Direto ao ponto


AS TÉCNICAS

Para falar das técnicas é necessário ressaltar sobre a sua importância. Estive escutando essas semanas atrás materiais de Power Metal. Tecladistas como Mikko Härkin (antigo Sonata Arctica, agora está em um projeto recente chamado Cain’s Offering) demonstram bastante técnica, Michael Pinnella, do Symphonic X, também não fica atrás. A velocidade é ressaltada com intensidade. Outro tecladista que voltei a escutar entre esses dias foi Jens Johansson (da banda Stratovarius).

A velocidade extrema nestes estilos são nítidamente extremadas. Riffs com muita velocidade, mesmo. Mas cuidado ao escolher, porque a falta de domínio retira a clareza... E clareza vale muito em uma música.

                     Performance no Espaço Alternativo da Igr. Batista Memorial: Lugar que amo!


A primeira escolha: O que VOCÊ quer tocar?

Há várias técnicas diferentes, para estilos diferentes. Quanto mais houver conhecimento, melhor, mas saber o que se quer tocar já é um passo para descobrir quais técnicas você terá que dominar primeiro.

Neste caso, tecladistas que optam por rock/metal a primeira lição é harpejos das escalas maiores, e menores (harmônicas e melódicas). Não esqueça de treinar com ambas as mãos!

As tão esquecidas escalas raras são sempre bem vindas! Posso falar delas depois, e disponibilizar posteriormente para consulta aqui.



O QUE EU USO

Em uma peça de improvisso uso frequentemente duas comuns: Vibrato (por meio de distorções), legato e trillo. Em timbres de lead estas técnicas ficam bem claras, ainda mais com uma boa regulagem. Volta e meia utilizo as duas mãos para dar um efeito de hammer on/pull off características e particulares da guitarra, mas não custa nada a gente pegar emprestado de vez em quando!

Técnicas para jazz, por exemplo, requerem um conhecimento mais profundo em harmonia, mas dedilhados que explorem escalas cromáticas (aquelas cujos intervalos sonoros variam em semitons, ou meios tons). Recomendo estuderem jazz, pois dá mais leveza no dedilhado. É sempre bom começar com o mais difícil, ok! (entendam o que eu quis dizer...)

O pich bend para quem não sabe utilizar fica feio. Não é um brinquedinho anexo ao teclado, é uma parte dele. Portanto, deve ser estudado as técnicas devem ser exploradas com este recurso. O Korg X50, teclado que venho utilizando, tem o pich e o modulation em rodas (whells), separados. Modelos da Korg como o Triton LE possuem estes controles de expressão integrados, configurados em um Joystick, é muito divertido, porém, considero um pouco mais delicado, mas nada com ensaios para retirar a “pata de cavalo” das mãos... Em breve passarei exercícios para a prática de controles de expressão com o pich bend.

Por enquanto é isso. Vou tentar ter a prática de atualizar semanalmente aqui, e poder cooperar um pouquinho com vocês.



Galera Blogeira e músicos de plantão, grande abraço, e fiquem com DEUS!

5 comentários:

  1. opa!!! blz fred, vou aguardar os próximos. Gostaria que postasse sobre escalas raras, cromáticas, exercícios para prática de escalas, exercícios para prática do sustain e pich bend. gde abç

    ResponderExcluir
  2. opa!!! blz fred, vou aguardar os próximos. Gostaria que postasse sobre escalas raras, cromáticas, exercícios para prática de escalas, exercícios para prática do sustain e pich bend. gde abç

    ResponderExcluir
  3. Ok, Emerson! Estarei coletando materiais para postar aqui.

    Abraço, Deus abençoe! ;]

    ResponderExcluir
  4. Blog legal Fred =]

    Parabéns!!!

    Curti mesmo, deu até vontade de fazer um e usar esse tempo vago que fico na net!!!

    grande abraço

    DEUS te abençoe

    ResponderExcluir
  5. Olá Neves!!
    Obrigado, meu mano!
    Confesso (não consigo guardar meus segredos, rsrs) que estou coletando materiais diferentes pra auxiliar nas postagens de técnicas e afins musicais.

    Ah, e já se considere bem vindo ao nosso planeta Blogger, faço questão de ver você entre nós!! Eheh, Abraço!

    ResponderExcluir

Olá! Este espaço é seu!
- Poste aqui seu comentário e sinta-se a vontade. O moderador do blog verificará o conteúdo do comentário antes de publicá-lo.
- Serão banidos os comentários que tenham conteúdo impróprio, tom agressivo ou qualquer conotação que infringir o regulamento do BLOGGER público.