Páginas

- - - - VISITE TAMBÉM - - - -

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Comentando sobre "Notes on a Dream" (2009)


DIVERSOS músicos, diversas vertentes, várias referencias musicais. Mais uma delas me espanta, e assustadoramente me encanta. As notas de Jordan Rudess.


Rudess em performance ao vivo com suas máquinas

Gosto muito da sonoridade do álbum. Muitos músicos criticam o modo como executa e interpreta suas músicas, retomando aquela velha retórica crítica de que sua velocidade é super valorizada. Mas erram drasticamente quando não dizem sobre sua harmonização. É bem certo que ao longo da sua carreira essa questão harmônica não foi muito enfática, até porque sua atuação na Dream Theater não prestigia a tanto. Mas suas atuações solos, em piano e em outros timbres (os famosos pads) deixam o recado dado a todos.

Há grande influência da música clássica em seus improvisos ao piano, com técnicas como trillo, stacatto, e seus ornamentos são muito bem compostos com um conjunto de técnicas mescladas. A melodia é super valorizada em algumas músicas, essencial para as mais comoventes como The Spirit Carries On e as mais dramáticas, representada pela Hollow Years.

Faixas do CD

01 - Through Her Eyes
02 - Lifting Shadows Off a Dream
03 - Perpetuum Mobile
04 - The Silent Man
05 - Another Day
06 - Hollow Years
07 - The Grand Escapement
08 - The Spirit Carries On
09 - Speak to Me
10 - The Answer Lies Within
11 - Collision Point
12 - Vacant





Fica aí minha breve sugestão musical, aos tecladistas, pianistas, musicos em geral e apreciadores de música boa!

fonte referencial: http://jordanrudess.com/


 
Abraço a todos, Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Este espaço é seu!
- Poste aqui seu comentário e sinta-se a vontade. O moderador do blog verificará o conteúdo do comentário antes de publicá-lo.
- Serão banidos os comentários que tenham conteúdo impróprio, tom agressivo ou qualquer conotação que infringir o regulamento do BLOGGER público.