Páginas

- - - - VISITE TAMBÉM - - - -

segunda-feira, 22 de março de 2010

Comentando sobre "Apocalyptica - Cult (2000)"


Muitos não conhecem Apocalyptica (banda finlandesa), ou já ouviram falar mas acaba sendo um conjunto distante para quem não está ambientado com o Metal. Principalmente com um Symphonic Metal, uma variante do heavy metal, porém executado com instrumentos sinfônicos, neste caso um trio de violoncelistas muito habilidosos.

Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen e Perttu Kivilaakso são os violonistas da formação atual, juntamente com o baterista Mikko Sirén .

A banda se conheceu em 1993 na Academia Sibelius (em Helsínquia, Finlândia), a única universidade de música do país, reunindo-se para montarem arranjos em conjunto, o entrosamento foi nítido e acabaram se tornando o que são hoje.

Esta caveira que você está visualizando é nada mais nada menos a capa do álbum, Cult. Muito bem produzido, gostei dos arranjos também, são bem melódicos. Diria até que tocam um melodic metal em algumas músicas. Nesta obra consta uma das mais belas, famosas e procuradas canções da Apocalyptica, intitulada Romance. Antes que me questionem quanto ao conteúdo do CD, esclareço fazem o uso de efeitos em seus cellos, como distorções para as bases (e a qualidade é tamanha que, para quem escuta pela primeira vez, dá impressão de ter escutado uma guitarra!), e contém percussão, também de caráter sinfônico. Algumas faixas são tão tensas que eu consegui escutar poucas vezes.

A faixa 11, "Hall Of The Montain King" é cover de Edvard Grieg e as duas últimas, faixas 12 e 13, "Until It Sleeps" e "Fight Fire With Fire" (respectivamente) são do Metallica.

Notas rápidas e muita sincronia. Defino Cult como uma referencia muito respeitosa do symphonic metal. O interessante é que não tem como escutar essas obras e regravações sem sentir vontade de escutar um pouco de música clássica, literalmente orquestrada. Está se resgatando em uma geração, por meio destes instrumentos, o gosto e apresso pela música erudita. Porém, vale ressaltar que esse "resgate de interesse" só acontece de fato com quem realmente está disposto a compreender a música em si, para aqueles que desejam se aventurar na música, seja para a busca técnica, seja pelo próprio prazer que ela proporciona.
 
São músicas fortes, que remetem uma idéia de melodias épicas, resultado de estudos aplicados e técnicas ganhas com a formação da Academia. Regravaram músicas de diversas bandas, como Rammstein, Pantera, Metallica, Faith No More entre outras, antes de lançarem um álbum com músicas próprias.

Este estilo musical tem me auxiliado na montagem de harmonias de New Age ao piano, não escuto com muita frequencia agora, estou me concentrando musicalmente em outras vertentes, como o metal progressivo e o rock. Mas ainda consta na minha playlist esses caras que põe pra quebrar no metal!

O Cult é muito peculiar diante de uma realidade de músicas modernas. Por ser um estilo diferenciado atrai muito mais adeptos do metal do que rock, acredito eu... Mas, por cultivar um hábito de bom gosto e estilo diversificado, acabei por adotar esse álbum para a "lista dos intocáveis" no meu computador. Não me considero eclético, por mais que as evidencias estejam jogando contra o meu favor, mas sim um bom ouvinte. Espero que apreciem minha sujestão, em breve postarei mais bandas e estilos das mais diversas vertentes, para acompanharem o que meus ouvidos tem recepcionado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Este espaço é seu!
- Poste aqui seu comentário e sinta-se a vontade. O moderador do blog verificará o conteúdo do comentário antes de publicá-lo.
- Serão banidos os comentários que tenham conteúdo impróprio, tom agressivo ou qualquer conotação que infringir o regulamento do BLOGGER público.